sábado, 7 de fevereiro de 2009

ATIVIDADE 1 - AFINAL O QUE É A TELEVISÃO?

Valor da Atividade 1: 20 pontos

Como comentado em sala de aula, vamos dar início às nossas atividades fazendo uma bela pesquisa em trio. Organize-se para montar seu grupo para a primeira atividade do semestre. O objetivo será fazer um amplo estudo sobre a Televisão, esse veículo abrangente, que nos desafia em relação ao seu entendimento, à forma de produzir seu discurso, também quanto à evolução e papel desempenhado na sociedade mundial e brasileira. Compreender um pouco mais sobre estes aspectos, nos permitirá apreender as diversas técnicas utlizadas para produção de uma televisão de qualidade, que desempenhe cada vez mais sua função social, inerente ao jornalismo.

O seu grupo( trio) deverá escolher um dos temas abaixo.
A história da Tv no mundo e no Brasil.
Gêneros e formatos de televisão.
Imagens e o discurso televisivo.
A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal(das imagens, dos símbolos...)na tv.
O papel social da televisão na atualidade.
Códigos de Ética da Radiodifusão Brasileira: uma discussão atual.
O papel da personagem em televisão.
O sistema de concessões de tv no Brasil e implicações na atualidade.
O texto na tv - características e desafios.
A produção em televisão.
As técnicas de televisão: imagem, enquadramentos, luz e som.
A sonorização em televisão.
A fotografia em televisão.
Como nasceu a reportagem e o trabalho do repórter?
A montagem e edição em televisão.
Tv e Cinema: coincidências, divergências e características complementares entre os dois veículos.
O mercado de televisão: tv a cabo, tv abertas, produção independente.
A tv digital: uma realidade no Brasil?
A Tv de entretenimento : das telenovelas aos BBB.
A censura e os abusos em televisão.
O papel educativo das tvs públicas
A tv : benefícios e malefícios deste meio de massa.

I etapa da atividade - 2 pontos
Depois de escolhido o tema, vocês deverão identificar e selecionar pelo menos 3 fontes diferentes, entre livros, estudos, cds, vídeos, periódicos, etc, para realizar o estudo. Ao fazer isso, os grupos (trios) deverão postar um comentário à esta mensagem me informando qual o tema foi escolhido, o porquê e quais as fontes de estudo que foram selecionadas. O grupo poderá expor uma ou outra dúvida, pergunta ou comentário no final para a professora, para que mantenhamos a interação, novas sugestões de fontes e direcionamentos corretos aos estudos. Nesta primeira postagem não pode faltar o nome dos três integrantes do grupo ao final, certo?

Isso deve ser feito como primeira etapa desta atividade 1 que valerá 10 pontos. O texto deve ser redigido como nota informativa, com 5 a 10 linhas, já incluindo os nomes dos integrantes, até máximo 18 de fevereiro.

II etapa da atividade 1 - Apresentação em Seminário - 8 pontos
Os estudos e pesquisas deverão ser realizados durante o carnaval,como segunda etapa desta atividade 1, para realizarmos o nosso seminário na primeira quarta-feira pós carnaval ( dia 04 de março).

III etapa da atividade 1 - Entrega da Pesquisa Impressa - 10 pontos
O trabalho impresso final da pesquisa deverá ser entregue no mesmo dia do seminário, dentro das normas da Newton Paiva, disponíveis no site da instituição ( capa, introdução, índice, desenvolvimento, conclusão, bibliografia, anexos se for o caso). O desenvolvimento deverá ter entre 5 a 10 páginas.

Observações:
A não participação do aluno no dia do seminário( 4 de março) implicará em perda de 8 pontos.
Trabalhos não entregues no dia do seminário poderão ser entregues até no máximo na semana seguinte, no entanto, valendo 70% do valor dos pontos.
Depois desta data, não serão mais recebidas estas atividades.

Critérios de avaliação:
Serão avaliados: a profundidade com que tema foi estudado, a diversidade das fontes utilizadas, a criatividade para apresentação do estudo para sala ( cada trio terá 15 minutos para apresentação. Deverá informara professora até 18/02 que tipo de mídia vai precisar para apoiar apresentação: cd, dvd, internet, vídeo, data show, etc, para providências na instituição.) No trabalho impresso, serão avaliados a originalidade dos trabalhos, uso correto de citações, sem plágios, qualidade do texto no discurso dissertativo, uso do português correto e padrão.

Vamos caprichar!! Qualquer dúvida, me contatem pelo email passado no primeiro dia de aula ( bia@goulartgrossi.com.br). Breve darei sugestões, nos comentários de autores e obras possíveis. Explorem nossa biblioteca, pois tem um acervo muito interessante.

Com imenso carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira
Professora TREPTV/ Jornalismo Noite
V Período - Newton Paiva

BEM VINDOS, QUERIDOS ALUNOS DA TURMA DE TV DA NEWTON PAIVA - I SEMESTRE DE 2009!

PRIMEIRO DIA DE AULA: CONTEÚDO E TÉCNICA EM TELEVISÃO
Um desafio para o futuro telejornalista

Olá, turma! Depois do nosso primeiro dia de aula, aprendemos que o importante na vida é ter prazer em tudo que fazemos. Aprender nos divertindo é o que mais nos impulsiona a nos desafiar a sermos melhores a cada dia! Assim, vamos passar, com as bençãos do Bom Deus, o nosso semestre!

Nesta mensagem, os grupos presentes em sala, durante nossa dinâmica "Linha na Agulha", realizada no primeiro dia de aula, poderão publicar seus relatos sobre a aprendizagem e vivência experenciada durante nossas trocas nesta dinâmica, ok?

Não esqueçam de colocar título instigante e realizar um texto também atrativo. Pode ser descritivo, interpretativo, dissertativo, enfim, ter caráter noticioso ou apenas de comentário. Mas, atenção: deve transparecer uma visão de grupo. Entre 20 a 30 linhas, ok? Lembrem-se, selecionar as melhores partes das nossas vivências é tarefa extraordinária do bom repórter! Valerá bons 2 pontos extras a todos os presentes!

Excelente início de semestre pra nós todos!
Com carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira
Professora de TREPTV