sábado, 7 de fevereiro de 2009

ATIVIDADE 1 - AFINAL O QUE É A TELEVISÃO?

Valor da Atividade 1: 20 pontos

Como comentado em sala de aula, vamos dar início às nossas atividades fazendo uma bela pesquisa em trio. Organize-se para montar seu grupo para a primeira atividade do semestre. O objetivo será fazer um amplo estudo sobre a Televisão, esse veículo abrangente, que nos desafia em relação ao seu entendimento, à forma de produzir seu discurso, também quanto à evolução e papel desempenhado na sociedade mundial e brasileira. Compreender um pouco mais sobre estes aspectos, nos permitirá apreender as diversas técnicas utlizadas para produção de uma televisão de qualidade, que desempenhe cada vez mais sua função social, inerente ao jornalismo.

O seu grupo( trio) deverá escolher um dos temas abaixo.
A história da Tv no mundo e no Brasil.
Gêneros e formatos de televisão.
Imagens e o discurso televisivo.
A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal(das imagens, dos símbolos...)na tv.
O papel social da televisão na atualidade.
Códigos de Ética da Radiodifusão Brasileira: uma discussão atual.
O papel da personagem em televisão.
O sistema de concessões de tv no Brasil e implicações na atualidade.
O texto na tv - características e desafios.
A produção em televisão.
As técnicas de televisão: imagem, enquadramentos, luz e som.
A sonorização em televisão.
A fotografia em televisão.
Como nasceu a reportagem e o trabalho do repórter?
A montagem e edição em televisão.
Tv e Cinema: coincidências, divergências e características complementares entre os dois veículos.
O mercado de televisão: tv a cabo, tv abertas, produção independente.
A tv digital: uma realidade no Brasil?
A Tv de entretenimento : das telenovelas aos BBB.
A censura e os abusos em televisão.
O papel educativo das tvs públicas
A tv : benefícios e malefícios deste meio de massa.

I etapa da atividade - 2 pontos
Depois de escolhido o tema, vocês deverão identificar e selecionar pelo menos 3 fontes diferentes, entre livros, estudos, cds, vídeos, periódicos, etc, para realizar o estudo. Ao fazer isso, os grupos (trios) deverão postar um comentário à esta mensagem me informando qual o tema foi escolhido, o porquê e quais as fontes de estudo que foram selecionadas. O grupo poderá expor uma ou outra dúvida, pergunta ou comentário no final para a professora, para que mantenhamos a interação, novas sugestões de fontes e direcionamentos corretos aos estudos. Nesta primeira postagem não pode faltar o nome dos três integrantes do grupo ao final, certo?

Isso deve ser feito como primeira etapa desta atividade 1 que valerá 10 pontos. O texto deve ser redigido como nota informativa, com 5 a 10 linhas, já incluindo os nomes dos integrantes, até máximo 18 de fevereiro.

II etapa da atividade 1 - Apresentação em Seminário - 8 pontos
Os estudos e pesquisas deverão ser realizados durante o carnaval,como segunda etapa desta atividade 1, para realizarmos o nosso seminário na primeira quarta-feira pós carnaval ( dia 04 de março).

III etapa da atividade 1 - Entrega da Pesquisa Impressa - 10 pontos
O trabalho impresso final da pesquisa deverá ser entregue no mesmo dia do seminário, dentro das normas da Newton Paiva, disponíveis no site da instituição ( capa, introdução, índice, desenvolvimento, conclusão, bibliografia, anexos se for o caso). O desenvolvimento deverá ter entre 5 a 10 páginas.

Observações:
A não participação do aluno no dia do seminário( 4 de março) implicará em perda de 8 pontos.
Trabalhos não entregues no dia do seminário poderão ser entregues até no máximo na semana seguinte, no entanto, valendo 70% do valor dos pontos.
Depois desta data, não serão mais recebidas estas atividades.

Critérios de avaliação:
Serão avaliados: a profundidade com que tema foi estudado, a diversidade das fontes utilizadas, a criatividade para apresentação do estudo para sala ( cada trio terá 15 minutos para apresentação. Deverá informara professora até 18/02 que tipo de mídia vai precisar para apoiar apresentação: cd, dvd, internet, vídeo, data show, etc, para providências na instituição.) No trabalho impresso, serão avaliados a originalidade dos trabalhos, uso correto de citações, sem plágios, qualidade do texto no discurso dissertativo, uso do português correto e padrão.

Vamos caprichar!! Qualquer dúvida, me contatem pelo email passado no primeiro dia de aula ( bia@goulartgrossi.com.br). Breve darei sugestões, nos comentários de autores e obras possíveis. Explorem nossa biblioteca, pois tem um acervo muito interessante.

Com imenso carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira
Professora TREPTV/ Jornalismo Noite
V Período - Newton Paiva

26 comentários:

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Então, estarei aguardando os temas escolhidos e os nomes das obras que serão usadas por cada grupo(trio), está bem? Abaixo, uma relação de autores fantásticos que abordam a tv de alguns prismas interessantes. No nosso blog há entrevistas, matérias, vídeos que podem ser utilizados como fontes de pesquisas, não esqueçam... Foquem no interesse de vocês e vamos fazer um grande estudo sobre este veículo tão importante para a vida do brasileiro.

Autores que estou me recordando:
Eugênio Bucci, Inimá Simões, Laurindo Leal Filho, Gabriel Priolli, Esther Hamburger, Umberto Eco, Ingmar Bergman, Cesare Zavattini, Revista de Cinema, Periódico Pay TV, Pierre Weil, Roland Tompakow, Augusto Boal, Fernando Esteves, Alex Ribeiro, Roy Armes, entre tantos outros.

Dicas de livros, dou depois, conforme escolha de textos, certo?
Se já tiverem livros, levem para nossa aula, na quarta, para trocarmos algumas visões a respeito.

Com carinho,
Ana Beatriz Goulart Pereira
Prof. Treptv/ Jornalismo
Newton Paiva

Deborah Mageste disse...

Trio: Deborah Mageste, Marcus Marx e Renata Nunes.
Tema abordado : A influência da TV.
Sugestões de referências bibliográficas:
1 - Parte do documentário "Além do cidadão Kane."
2 - Partes do livro: Influência da Tv no comportamento Infantil; autor: Claudinei de Paula.
3 - Blog: http://www.influenciadamidia.blogspot.com/
4 - Livro : A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSOCIAL DA CRIANÇA; autor: Jorge N. N. Schemes (Teólogo e Psicopedagogo).
5 - Filme : O poder da mídia.

Aguardamos mais sugestões de referências para abordarmos no nosso trabalho.

Abs.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Trio da Déborah, muito bacana a seleção do tema: Influência da TV. As fontes que definiram para pesquisa são suficientes, entrei no blog e é bastante rico, pertinente. A formação do responsável pelo blog, teólogo e professor, também gabarita a fonte, certo? Podem iniciar as pesquisas. Observem que na aprsentação, alguns trechos de um dos filmes que irão pesquisar, podem ser editados, para apoiar a apresentação no seminário, tornando-a interessante e chamativa, certo? Que bom que sairam à frente!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Quando colocorarem o tema, por favor, tentem segmentar, focar num subtema bacana e justificar o que realmente querem revelar, levantar, apurar, investigar com o estudo, certo? Por exemplo, influência da tv vai investigar somente o impacto sobre crianças? Se for, tem um vídeo bacana de projeto experimental que posso emprestar a vocês que se chama Babá Eletrônica. Se não for, é preciso definir melhor.

Anônimo disse...

Trio: Dionathan Matos, Leonardo Cunha e Elania Aguiar

O tema que escolhemos é “O texto na tv - características e desafios”
A razão da escolha é que já temos uma certa experiência com jornal impresso e gostaríamos de entender as principais diferenças de texto nas duas mídias, além de aprender a escrever para televisão.

A princípio escolhemos as seguintes fontes de pesquisa:
• Manual de telejornalismo: os segredos da notícia na tv (Heródoto Barbeiro)
• Texto na tv: manual de telejornalismo (Vera Íris Paternostro)
• Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir ideias (Reinaldo Políto)
• Escrevendo para televisão (Gravação de vídeo)

Obs: Na verdade um tema que nos atraiu mais foi “O papel social da televisão na atualidade”, mas não achamos quase nada sobre isso na biblioteca. Se tiver alguma sugestão de fontes de pesquisa nos envie, pois gostaríamos muito de retomar a idéia.

Aguardamos

Anônimo disse...

Trio: Ana Izaura, Cláudia Juliana e Nayara
Tv de entretenimento: educação como forma de entretenimento. Essa assunto não está nos que você passou. Podemos falar sobre eles.
Como fonte vamos usar:

Castelo Rá-tim-bum- o educativo como entrenimento - Vãnia Lúcia Quintão Carneiro
Gêneros e formatos na televisão brasileira - José Carlos Aronchi
O carnaval das imagens -ATTELART, Michèle
Brasil em tempo de TV.- Eugênio Bucci
Artigos:
PROGRAMAS EDUCATIVOS NA TV
Vânia Lúcia Quintão Carneiro
Professora Doutora da Faculdade de Educaçiío da Universidade
de Brasflia-UnB. Pesquisadora na área de Te-
Ievisiío e Educação.

A Educação para a Cidadania no caminho da TV Brasileira
Sílvio Henrique Vieira Barbosa
Doutor em Comunicação pela ECA/USP, com a tese Cidadania: a Educação que Passa pela TV Brasileira; Mestre
em Filosofia do Direito, com a Dissertação Imprensa e Censura: as ameaças ao Direito à Informação. Jornalista
profissional há 20 anos, com passagens pelas emissoras Globo, Record, Bandeirantes, Cultura, Rede TV!, Gazeta e
CBS (EUA), pelo jornal Folha de São Paulo e pela Rádio Jovem Pan.

Redes Midiáticas: a TV como Meio de Propagação de Educação, Arte, Cultura
e Informação
Autor : Sílvio Henrique Vieira Barbosa – jornalista e editor-chefe do Jornal da
Gazeta. Prof. Ética e Legislação dos Meios de Comunicação/Cásper Líbero.
Doutor em Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Filosofia do Direito USP.
Instituição – Cásper Líbero - São Paulo – Brasil.

Espero sua respota sobre a alteração do tema.
Obrigada

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Grupo do Dionatan: se vocês optarem por fazer estudo sobre o texto na tv, as fontes sugeridas são suficientes, mas precisam encontrar um repórter ou editor de televisão que lhes dêem outras dicas e revelem cuidados bacanas no dia-a-dia. Também há vídeos super legasis, aqui mesmo no nosso blog, sobre as principais gafes nos bastidores.

Agora, se optarem pelo outro tema, citado por vocês: "O papel social da televisão na atualidade”, vale procurar artigos e estudos no site da Intercom, TV Futura, enfim, sobre TVs públicas e Educativas. No link da Associação Nacional de Jornais há vários estudos, como no abaixo: http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/noticias/o-papel-social-da-televisao, onde há um artigo sobre o tema, com o qual poderão começar!

Há muita coisa bacana disponível na internet e também em vídeos no You Tube. No livro, Tv aos 50 anos, há artigos também sobre Tv pública. Enfim, aprofundem e vejam as melhores fontes. Não esqueçam, que no mercado, a Rede Minas pode agregar muito valor para o estudo. Podem procurar lá a Lucy Carvalho ou Raquel Rabelo, ambas antigas e feras no que fazem, podem falar sobre o tema com propriedade.

Agora, decidam, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

GRUPO DA ANA IZAURA: PERFEITA SUAS FONTES! Estudos idôneos, diversificados, com vários aspectos da questão entretenimentoxeducação. Agora, não esqueçam de abordar o contexto da tv hoje no Brasil, em relação à obrigateriedade que se assume no campo educativo, quando se aceita uma concessão, ok? Também falta uma entrevista no mercado. Hoje em Minas, temos alguns apresentadores que fazem programas infantis, como o da Tv Horizonte. Tentem contato ou com outros, que entendam possível para o seminário, certo?
Dêem andamento!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

ATENÇÃO, ATÉ AQUI TRÊS GRUPOS JÁ FORAM ORIENTADOS EM RELAÇÃO À TEMÁTICA E BIBLIOGRAFIA.

CADÊ O RESTANTE DO PESSOAL?

ESTOU AGUARDANDO! ATÉ QUARTA, 18/02, PELA MANHÃ, PARA EU PODER ORIENTAR ANTES DA NOSSA AULA, CERTO?

Anônimo disse...

Trio: Carmen,Elaine e Mariana

O tema escolhido foi A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal(das imagens, dos símbolos...)na tv.

Escolhemos esse tema, pois queremos mostrar como a tv influência nos produtos que as pessoas usam, na maneira das pessoas agirem e até mesmo vestirem sem precisar de usar as palavras.

Fontes:filmes surdo e mudo, que mesmo sem falas entendemos muito bem a mensagem


Corpo fala : a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal, O - 57.ed. / 2004 - Livros - Acervo 40213
WEIL, Dr. Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala : a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 57.ed. Petrópolis: Vozes, 2004 288 p. ISBN 8532602088

Número de Chamada: 659.2 WEI 2004 - 57.ed.




Apresentação eficiente: a comunicação de idéias com palavras e meios visuais / 1973 - Livros - Acervo 1136
JAY, ANTONY. Apresentação eficiente: a comunicação de idéias com palavras e meios visuais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973 164 p.

Número de Chamada: 659.148 JAY 1973




Jornalismo na televisão - Livros - Acervo 10868
TEODORO, GONTIJO. Jornalismo na televisão. Ediouro,

Número de Chamada: 070.48 TEO




Monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil, O - 3. ed. / 1981 - Livros - Acervo 12863
SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1981

Número de Chamada: 659.3 SOD 1981 - 3. ed.




Comunicação não - verbal, A - 4. ed. / 1973 - Livros - Acervo 3182
DAVIS, FLORA. A comunicação não - verbal. 4. ed. São Paulo: Summus, 1973 196 p.

Número de Chamada: 659.13 DAV 1973 - 4. ed.




Comunicação nao - verbal : a gestualidade brasileira - 2. ed. / 1985 - Livros - Acervo 3184
RECTOR, MONICA; TRINTA, Aluizio Ramos. Comunicação nao - verbal: a gestualidade brasileira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1985 183 p.

Número de Chamada: 659.13 COM 1985 - 2. ed.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Grupo da Mariana, adorei o tema e as bibliografias estão ótimas, enriqueceram demais o estudo. Agora, vamos pegar exemplos de profissionais na tv que produzem curtas sem som? Na rede Minas quem atua muito com documentários, é a Mariana Tavares. Liguem pra lá, tentem agendar um horário para bater um papo. Digam a ela pra visitar o blog e também que é a professora Bia, que implantou a TV FIAT e trabalhou muito tempo na Rede Minas, que a Raquel RAbelo me conhece bem, ok? Diga-lhe que o depoimento dela, com dicas sobre como fazer tv só com imagens, a força do visual na linguagem televisiva, será de muita relevância para nosso estudo. E podem até ver com ela se não quer vir dar uma palestra pra gente em sala de aula. A gente encaixa na quarta-feira que ela quiser, ok?
Com grande carinho, ótimo trabalho.

Anônimo disse...

professora por enquanto estamos so eu e valdir, na sala vc disse que poderiamos falar sobre o trabalho do apresentador... gostaria d confirmar se podemos abordar esse tema numa perspectiva de mostrar como chegar la, o que el relamente faz, enfim coisas assim. Se positivo daremos inicio a seleçao d que iremos consultar e dar inicio a todo processo. obrigado desde ja.

Anônimo disse...

Professora Beatriz:

Escolhi o tema “Imagens e o discurso televisivo”. Como já disse, não sei nada sobre TV. O meu interesse pelo tema passa pela vontade que tenho de entender mais sobre a produção textual para TV. Roteiros e argumentos de programas sempre me fascinaram. Mas confesso! Acho uma verdadeira arte o dom de criar e desenvolver um bom texto para televisão.

Quanto ao trio, não consegui articular com alguém da turma interessado em encarar esse desafio comigo. Essa pode ser a limitação do aluno fatorial. Fica aqui o meu convite. Abaixo, seguem as referências que consegui pesquisar e que podem ser a mola propulsora de um estudo bem fascinante.

Ricardo Quaresma

REFERÊNCIAS:
BALOG, Anna Maria. O discurso ficcional na TV. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.
BERGMAN, Ingmar. Imagens. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 441 p.
COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.
GUIMARÃES, Glaucia & BARRETO, Raquel Goulart. Linguagens na TV. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 41-54, jun. 2008.
MORAIS, Osvando José de. Teorias do discurso televisivo: uma introdução. à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo, 8 p., mês, ano.
NEGRINI, Michelle. Criminosos e vítimas no discurso televisivo: um estudo do programa Linha Direta. UNIrevista, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, 12 p., jul. 2006.
TOLEDO, Renata Granchi Steidel de. O discurso da interatividade na televisão brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia). PUC-RJ, 2004.

Mais os filmes de Bergman, cenas de novelas e programas que ilustrem o tema. E as orientações da professora e de alguém da turma, é claro!

SESFREDO disse...

TRIO: Delvaci Júnior, José Silvio Araújo, Marco Antônio Pereira

TEMA: Tv e Cinema: coincidências, divergências e características

Fontes:
Livros, Internet, Revistas especializas, Dvds

Bibliográficas:

* Revista Zoom Magazine
* Apostila Curso de Cinema Escola Livre de Cinema
* O discuso cinematográfico
* Teorias do discurso televisivo
* Como fazer televisão

Anônimo disse...

Bia, estamos confirmando o tema do nosso trio. Será "O texto na TV".

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Patrícia, já falei em sala para providenciarem... este tema é legal e tem referências bacanas no mercado para entrevistar como apresentadores... Mãos à obra.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Grupo do Marco Antônio, o tema é espetacular. Mas as fontes não estão claras pra mim. Vocês não deram os nomes dos autores, não falaram se há vídeos no meio e nem a fonte que vão entrevistar como referência no mercado, certo?

Em linhas gerais, mesmo por alto, creio que têm muito material para trabalhar. Sigam a diante... Doc Comparato é um bom livro para falar algumas coisas sobre estas diferenças. Prossigam.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Quaresma, seu tema também é espetacular e essencial à nossa disciplina. Das fontes que especificou, tiraria apeas a COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

que vai agregar pouco a sua pesquisa.

No restante, todas as fontes são hiper bacanas, adequadas e complementares em suas abordagens. Sugiro, para seu prazer, que folheie o livro do DOC COMPARATO - Roteiro de Tv. Tem na biblioteca e pode lhe dar uma visão técnica dos passos para se criar um vídeo, produto audiovisual, que exige uma produção toda especial no seu desenvolvimento. Delicie-se e depois partilhe conosco. Pode fazer sozinho mesmo!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

BOM, QUERIDOS... MEU OBJETIVO É QUE TODOS SE DELICIEM COM ESTAS PESQUISAS, COLETANDO MUITAS NOVAS INFORMAÇÕES QUE OS ENRIQUEÇAM PROFISSIONALMENTE. MAIS QUE ISSO, QUEM SABE NÃO OS ESTIMULEM PARA FUTUROS TEMAS EM SUAS MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO.
BONS ESTUDOS E ATÉ AMANHÃ.

Anônimo disse...

Grupo: Tabata Martins, Vinícius Las Casas, Érica Fonseca e Bruna Dornas.

Escolhemos o tema: " A produção em tv".
Esse tema foi escolhido pelo fato de dois componentes do grupo já terem experiência na área e o mesmo ser um tema abrangente e que possibilitará uma discussão sobre a existência e a diferença de linhas editoriais dentro das emissoras.Além, de ser possível fazermos uma análise da grande diferença entre as produções de acordo com cada formato dos programas de televisão.

Fontes:

Livro: O Guia Prático da Produção de Televisão Interactiva. Autor:Nuno Bernardo.

Entrevista com o ex-produtor do programa Minas Urgente da Band Minas e atual coordenador de radiojornalismo.

Pautas reais das emissoras TV Alterosa e Band Minas.

Entrevista com a apresentadora e produtora do Minas Esporte da Band, Dimara Oliveira.

Procuramos vídeos,mas, não achamos coisas com grande qualidade de conteúdo.Gostaríamos de alguma sugestão.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Grupo da Tábata, ótimo tema. Não se esqueçam de ler o capítulo do livro Telejornalismo do Heródoto Barbeiro que fala sobre o pessoal da planície. E ainda o livro do Aronchi, Gêneros e Formatos de Televisão, pois faz um levantamento da programação e tipos de programas das tvs brasileiras, que enriquecerão o estudo de vocês. Jóia!

Anônimo disse...

UPDATE
Grupo: Tabata Martins, Vinícius Las Casas, Érica Fonseca e Bruna Dornas.

Escolhemos o tema: " A produção em tv".
Esse tema foi escolhido pelo fato de dois componentes do grupo já terem experiência na área e o mesmo ser um tema abrangente e que possibilitará uma discussão sobre a existência e a diferença de linhas editoriais dentro das emissoras.Além, de ser possível fazermos uma análise da grande diferença entre as produções de acordo com cada formato dos programas de televisão.

Fontes:

Livro: O Guia Prático da Produção de Televisão Interactiva. Autor:Nuno Bernardo.

Entrevista com o ex-produtor do programa Minas Urgente da Band Minas e atual coordenador de radiojornalismo.

Pautas reais das emissoras TV Alterosa e Band Minas.

Entrevista com a apresentadora e produtora do Minas Esporte da Band, Dimara Oliveira.

Livro: Jornalismo diante das Câmeras, Ivor Yorke.

Livro: Manual de Telejornalismo, Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima.

Procuramos vídeos,mas, não achamos coisas com grande qualidade de conteúdo.Gostaríamos de alguma sugestão.

Anônimo disse...

Grupo: Carolina, Lucas e Josiane.

O tema a ser abordado no trabalho sobre televisão será, "A produção em televisão".

O intuito da escolha deste tema é voltado para tudo que ocorre por trás das câmeras, o que o telespectador não vê, como é realizado todos os trabalhos dentro de uma emissora de TV, mostrar os desafios, a criatividade e a flexibilidade que um telejornalista precisa ter.

Fontes:

Jorge Moreno - Cineasta e produtor de cinema ( possui muita experiência na TV, já foi Diretor Regional da Tv Globo MInas)

Meire Aires - assessora de produção em TV ( já fez algumas produções de Tv para a Globo)

SOBRE A TELEVISÃO:SEGUIDO DE :INFLUÊNCIA DO JORNALISMO E OS JOGOS OLÍMPICOS, PIERRE BOURDIEU

ATRÁS DAS CÂMERAS: RELAÇÕES ENTRE CULTURA ESTADO E TELEVISÃO - Laurindo Lalo Leal

TELEVISÃO SUBLIMINAR, JOAN FERRÉS.

Gostaria de saber quais sites que você irá considerar como fonte para o trabalho???

Abraços,

Carolina, Lucas e Josiane

Anônimo disse...

TEMA: A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal(das imagens, dos símbolos...)


Escolha do TEMA: O grupo escolheu o tema por acreditar que hoje, a linguagem oral sofre limitaçoes como a falta de permanencia e alcance. E assim hoje, o ser humano busca através dos signos uma forma de receber estimulos capazes de transformar em informação e armazenar na memoria, com muito mais eficacia do que as palavras.

Os homens de hoje são pessoas mais práticas que estao sempre correndo seja pra ir para o trabalho, tarefas familiares ou mesmo com obrigaçoes sociais. Assim o homem com o tempo curto fica mais sucetivel a estimulaçoes provenientes das imagens que trazem consigo, informaçoes, estimulos,sensaçoes, motivaçoes e significados.

Contudo o grupo acredita que o tema escolhido poderá trazer a turma uma discussao bastante atual e relevante sobre o poder das imagens na vida dos telespectadores.



TRIO: Ana Luisa Rodrigues, Cláudia Amaral e Larissa Pontes



Algumas Referencia Bibliografica:

O corpo fala :a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal /Pierre Weil e Roland Tompakow
Comunicação nao - verbal :a gestualidade brasileira/ RECTOR, MONICA Trinta, Aluizio Ramos

O Video e sua linguagem/ Arlindo Machado

A moderna tradição Brasileira. Cultura Brasileira e Industria Cultural/ Renato Ortiz

A fotografia como expressão do conceito/ Arlindo Machado

As imagens da TV têm Tempo? / Nelson Brissac Peixoto

A imagem do cachorro morderá no futuro? / Vilém Flusser

Linguagem e Persuasão / Adilson Citele\

Gestalt do Objeto/ João Gomes Filho

Psicologia do Consumidor/ Christiane Gade

Criatividade em propaganda / Roberto Menna Barreto

Teoria da Comunicação

Pedro Jaued disse...

Grupo: Luiz Fernando, Pedro Jaued e Thiago Theophilo

Tema: A tv digital: uma realidade no Brasil?

Referências:

- Cartilha TV digital - Ministerio das Comunicações
- Loss, Márcio Rogério TV Digital e a Invasão por Privacidade
- Becker, Valdecir/Montez Carlos- TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil
-Lemos, Guido/Brennand, Edna - Televisão digital interativa: Reflexões, sistemas e padrões
- Borges, Ricardo Capucio/Bechara, Marcelo Radiodifusão e TV digital no direito brasileiro
- Meister, Ericson TV Digital e Comunicação Social - Aspectos Regulatórios

Revistas, programas de tv, emissoras e o ministerio das comunicações

Anônimo disse...

Trio: Patricia Nestor, Valdir Ramalho e Klinger Loiola

Tema escolhido: O Trabalho do Apresentador

Bibliografias a serem consultadas:
- Jornalismo dinate da cameras; O corpo fala; manuais de redaçao em tv e o video do Rumening-Rede Minas.

Obrigado